Reunião de 5/5/2014

“Novas ideias para o desenvolvimento de São Paulo”

Em encontro da política Olho no Olho e do Núcleo de Altos Temas (NAT), realizado em 5/5, na sede do Secovi-SP, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PSD (Partido Social Democrático), apresentou as suas ideias para o desenvolvimento estadual.

Para uma plateia formada por empresários do mercado imobiliário e políticos, Kassab destacou três áreas prioritárias do seu “pré” plano de governo: saúde, segurança e mobilidade urbana. “Os municípios não podem gastar tanto com saúde. O nosso desafio prioritário será socorrer os municípios nesta área. Depois, vem a questão da segurança. Infelizmente, faltam recursos para a contratação de policiais. O terceiro ponto é a mobilidade. Um estado como São Paulo precisa de ter um projeto de transporte sobre trilhos”, afirmou Kassab, que também falou sobre a crise de abastecimento de água. “Nos últimos 30 anos, todos confiaram na sorte e optaram por fazer investimentos de curto prazo. Hoje, estamos sendo penalizados”, disparou.

Reforma política – Para Kassab, a reforma política é urgente e fundamental. “Uma democracia se faz com representatividade”, disse o presidente do PSD, que manterá candidatura própria ao Palácio dos Bandeirantes, apesar de ter recebido convite de outros partidos para alianças. “Vamos lutar pela candidatura própria, sempre respeitando os companheiros que não apoiam esse projeto”, salientou.

O presidente do Sindicato, Claudio Bernardes, destacou a experiência do ex-prefeito no universo político – tanto no Legislativo quanto no Executivo –, e também no setor imobiliário. “Gilberto Kassab, quando mais jovem, atuou na diretoria do Secovi-SP. Como empresário do setor imobiliário, participava das reuniões e trazia suas contribuições para o aprimoramento do mercado. Quando ingressou na vida parlamentar, foi importante interlocutor de nosso segmento”, disse Bernardes.
Romeu Chap Chap, coordenador do NAT, foi além ao afirmar que Gilberto Kassab reúne boa parte dessas referências: foi vereador; secretário municipal do Planejamento; deputado federal por dois mandatos. Foi vice-prefeito e prefeito de São Paulo.

Ele lembrou da época em que Kassab foi prefeito de São Paulo e da expectativa que o Plano Diretor Estratégico fosse revisado, o que não se viabilizou. “Houve progressos importantes, no que se refere a estudos para o planejamento urbano, que avançaram sob o ponto de vista conceitual e técnico”, afirmou, destacando que foi na gestão de Kassab que nasceu a ideia de se instituir a Secretaria de Licenciamentos, um órgão exclusivo para cuidar de todo processo de análise e aprovação de projetos, e com inteligência para emissão de alvarás de forma informatizada, implantada na atual gestão.

Maria do Carmo Gregório
Assessoria de Comunicação/ Secovi-SP

Galeria de Fotos

Download – Pronunciamento Romeu Chap Chap