Reunião de 21/07/2017

Octávio de Barros, economista e presidente do Instituto República

Muito além do cenário econômico: mudanças afetando os modelos de negócios

Em 21 de julho, o economista Octavio de Barros, presidente do Instituto República, proferiu palestra em reunião do Núcleo de Altos Temas do Secovi-SP (NAT). O tema: impacto das tecnologias disruptivas nos negócios.

De acordo com ele, o blochchain deverá eliminar a intermediação de diversas operações, e terá implicações tão ou mais relevantes quanto às trazidas à época da internet. As impressões 3D e 4D farão com que as empresas vendam desenhos de produtos – estes poderão ser “manufaturados” em casa ou nas empresas. Um choque imenso na cadeia logística.

Barros alertou em relação às portas de entrada de novas empresas em novos mercados. “Não é questão de grana, a questão é essencialmente capital intelectual”. Exemplos disso são empresas de tecnologia (como Apple e Google) se lançando no setor automotivo, com os carros autônomos. Ter zero de tradição na fabricação de veículos não significou um óbice a novos empreendimentos nesse segmento.

No trabalho, novas qualificações serão exigidas. A Universidade de Oxford projeta que, em um curto prazo, 47% dos empregos atuais se extinguirão. Segundo ele, nesse novo mundo, as pessoas terão de 7 a 10 atividades simultâneas.

Também abordou diversos outros aspectos, como share economy, propriedade intelectual (será posta em xeque), machine learning (robôs poderão substituir advogados), sobrevivência apenas do trabalho criativo, risco de sociedades seletivas, fotossíntese artificial, alimentação, entre outros, que inevitavelmente serão transformados pelas disrupções.